quarta-feira, 5 de outubro de 2011

5 de Outubro de 1910 no Rossio em Lisboa



Esta era a fotografia que exercia um certo fascínio em mim. Estava na sala em lugar bem visível. Eu era bem pequena, andava na escola mas ainda não estudava história. Diziam-me que era uma fotografia do meu avô, o pai do meu pai.
Coisa esquisita mesmo, era que ele mal se via com tantos homens á sua volta tendo até um deles uma espingarda levantada bem alto! Bem, isso não devia ser grave porque eles estavam todos com ar feliz, pensava eu com a minha mentalidade infantil!
Depois olhava para ele e não o achava muito parecido, eu ainda não percebia que as pessoas envelhecem e mudam. Ele ria-se quando eu lhe perguntava: És mesmo tu avô?
O tempo passa, nós crescemos, estudamos história e finalmente compreendi! Aquela fotografia tinha sido tirada no Rossio a 5 de Outubro de 1910. O meu avô era republicano!
O certo é que havia lá por casa uma fotografia em que, ele e outros, estavam com o rei D. Carlos e eu sabia que ele tinha trabalhado para o Marquês de Pombal de quem era muito Amigo e com quem me cruzava quase todos os dias quando vinha da escola!
Muito mais tarde, já adulta e interessada no assunto, entendi que politica e Amigos não se devem misturar se os queremos conservar.
Percebi ainda que havia monárquicos, como o Visconde da Ribeira Brava que também está na foto, com ideias republicanas assim como hoje ainda temos quem defenda a Monarquia…
E hoje, porque é dia 5 de Outubro, publico mais uma foto de que falo sendo que voltarei ao assunto com outras fotos antigas como a que se encontra abaixo.

2 comentários:

Araúja Kodomo disse...

Com este tipo de República é que não vamos a lado nenhum... *

Maria Virgínia Machado disse...

Bem me parece que não era este tipo de República que eles tinham em mente. Agora mais parece que estamos na República das Bananas! :-)