sábado, 2 de abril de 2011

Dia Mundial da Consciencialização do Autismo


No dia 2 de Abril assinala-se o Dia Mundial da Consciencialização do Autismo.

O autismo é uma grave perturbação de desenvolvimento da criança, que se prolonga durante toda a sua vida.

Normalmente os seres, dito normais, quando confrontados com a necessidade de lidar com uma criança autista sentem sérias dificuldades porque consideram que é uma criança fechada num mundo muito seu, silencioso e impenetrável.

Verifica-se que, embora o autismo resulte de uma disfunção no desenvolvimento do Sistema Nervoso Central e a investigação indique que factores hereditários e genéticos possam também ter um peso importante, também, a forma como o meio ambiente aceita e lida com estas crianças e jovens são determinantes no seu desenvolvimento e na sua inclusão social.

Existe a Federação Portuguesa de Autismo, (www.ama-autismo.pt) entre outras Instituições Particulares de Solidariedade que nos podem ajudar no melhor entendimento deste problema.
 

Convém ainda lembrar que estas crianças e jovens podem ter um coeficiente de inteligência superior ao normal como aconteceu com Mozart, Einstein, Darwin e Leonardo da Vinci, entre outros.

Todos juntos, compreendendo melhor esta diferença poderemos ser importantes na integração na sociedade dos portadores desta patologia.

Azul, a cor do céu, foi a cor que foi associada a esta patologia.

Sem comentários: