quinta-feira, 14 de abril de 2011

Dia Internacional do Café



Hoje poucos saberão, e eu confesso também não sabia, mas é o Dia Internacional do Café.

Para quem, como nós, está mergulhado em notícias de crise é extremamente importante recordarmos que ainda temos no nosso País coisas positivas.

A 28 de Março de 1931 nasceu em Campo Maior, no seio de uma família humilde, um homem que deveria servir de exemplo a muito boa gente.

Gente que anda por aí, sem valores e desbaratando riquezas que, a maioria das vezes nem sequer lhes pertence, contribuindo para que estejamos de mão estendida pedindo uma ajuda internacional que, sinceramente, a mim me envergonha.

E envergonha-me porque afinal trabalhei tanto quanto me foi pedido, cumpri e cumpro todas as minhas obrigações fiscais, não dispendo mais do que posso e por isso me faz uma grande confusão que em tempos de crise se gaste mais do que se produz... Mas adiante que me estou a desviar do assunto…

Falava eu de Manuel Rui Azinhais Nabeiro um Homem, daqueles com H grande, que hoje é Comendador mas que aos 13 anos começou a trabalhar ajudando a sua mãe numa pequena mercearia e o seu pai e tios na torra do café. Depois da morte do seu pai assumiu a rédea dos negócios e em 1961 constituiu a Delta Cafés que rapidamente se expandiu e divulgou por aí fora o nome de Portugal.

Respeitado por todos, teve sempre uma intervenção activa na sociedade apoiando instituições sociais de solidariedade, tendo sido inclusivamente Presidente da Câmara Municipal de Campo Maior.

E é em Campo Maior que existe o único Museu do Café da Península Ibérica que merece uma visita que se termina saboreando um excelente café.

Neste museu podemos conhecer toda a história desde a plantação da planta  assim como os vários processos que o grão vai sofrendo até chegar ao sublime momento em que cheira agradavelmente na nossa chávena.

Encontramos, devidamente recuperada, a primeira carrinha de distribuição dos cafés Delta, no meio de moinhos, chávenas, latas e tudo quanto se utiliza neste milagre de prazer que é o nosso café Delta.

Sem comentários: