domingo, 14 de outubro de 2012

Política ou politiquices… Bom Senso ou falta dele…



Decididamente, na minha opinião, está tudo errado nisto que nos está a acontecer! 

Esclareço desde já que eu tenho como habilitações literárias apenas aquilo que hoje equivale ao 9º ano, o que eu acho uma injustiça porque isso me faz sentir quase analfabeta e não corresponde a tudo aquilo que eu estudei.

Mas também aviso desde já, que não me venham dizer que eu não percebo nada do assunto porque eu, sexagenária, vos refresco a memória! 

O Curso que eu frequentei era um Curso Técnico Profissional. Eu pertencia à classe dos remediados e não à classe alta que ia para o Liceu e depois tirava Licenciaturas ou Bacharelatos, a sério.

Sim, a sério, porque Licenciaturas que se tirem agora é num instantinho, por fax, ao domingo, à semana, indo ou não indo às aulas tudo já é possível. Com Bolonha ou sem ela estou até inclinada a pedir uma equivalência, tendo em conta tudo o que estudei e fui aprendendo ao longo da vida. Estou apenas indecisa se Economia, se Finanças, Psicologia ou antes Psiquiatria! 

E ando a pensar que ainda podia ser muito útil ao País se o meu vizinho Pedro Passos Coelho me pedisse uns conselhos. Sim, com o Gaspar eu não me entendia de certeza. Aquela lentidão na fala que agora já percebi se deve a fazer a tradução em directo daquilo que a Merkel lhe está a transmitir, ou melhor a ordenar que diga, faz-me um bocado de nervoso e eu com esta idade não me posso enervar! Ainda hei-de pedir a um Amigo meu, espião, se consegue ver onde é que ele tem o transmissor! Só por curiosidade mesmo! 

Mas vamos lá não fugir à questão da minha utilidade prestada a título gratuito. O Pedro Passos Coelho que anda sempre a fugir de um lado para o outro, naquele seu carro novinho em folha porque o do Primeiro Ministro anterior devia ter feitiço, devia arranjar um bocadinho de tempo para termos umas conversinhas…

Talvez no Páteo da Galé que agora está na moda e assim não eram preciso snipers o que sempre era uma economia.

É que ele anda muito distraído. Ele não vê que quanto mais gente despede mais paga de subsidio de desemprego (é pouco eu sei mas é), depois menos recebe de contribuições para a Segurança Social, IRS.

Entretanto as Empresas vão à falência e lá se vai o IVA o IRS, as exportações, etc. Depois mais desemprego mais revolta, menos compras, mais fome. 

Depois vai na conversa de continuar a tributar daquela maneira a classe média que já deixou de o ser porque para pagar aquilo tudo passa a classe pobre e não percebe as consequências…

Saberá ele que há pessoas que não têm comer para pôr na mesa e o Banco Alimentar e similares já começam a não ter resposta?

Ele ainda o desculpo,  ele não vê os jornais, não ouve nada, não vê televisão, não sabe que há crianças que já telefonam para a Linha SOS Criança, aquele amigo dele, o Relvas não lhe deve mesmo contar nada, não convém.

Crianças aflitas com o que vivem. Nós, meu Deus! Mas as criancinhas Pedro Passos Coelho?

Esteja descansado com as suas que essas não telefonam de certeza, nós pagamos-lhes bem!

Pagamos-lhe tanto que ainda se ri nas nossas caras! Acha que é correcto rir-se na Assembleia, juntamente os seus pares quando se tratam assuntos tão sérios? Sabe que lhe digo? Não tem perfil para Primeiro-Ministro nem os que o rodeiam tem para o que quer que seja. Mande lá o homem dos pastéis de nata para o Canadá que é lá que ele é feliz. Não me importo de ir ao Aeroporto levar-lhe dois pacotes para a viagem em low-cost! Nem pense mandá-lo de Falcon que isso é uma fortuna!

Acha correcto falar ao País como fala? Está a ser arrogante e não passa de um catraio birrento, depois não se admire que o tratem com falta de respeito.

Sabe, tem que reparar que o Povo também já não o respeita e pensar seriamente nisso! Tem mentido tanto como o seu antecessor! 

Pois já estava à espera que me viesse dizer que a culpa foi do estudante de Filosofia que está em Paris… 

Pode ter sido em parte mas não só. As pescas, a agricultura quem mandou dar conta disso tudo? Agora gostam de ver as vaquinhas a rir-se para o pasto? Por Deus vão dar uma volta todos os que estão na Assembleia e no Governo. Se quer um conselho, emigrem todos. Deixe lá a compra da sua vivenda na Quinta das Flores, desista dela, e vá-se embora!
  
Que fique claro que eu não pertenço, nem nunca pertencerei, a qualquer Partido Politico, sou Independente nas minhas ideias, certas ou erradas, mas são minhas! 

Sabe agora qual é a minha aflição? É que eu já não vejo ninguém capaz de endireitar este País porque mais me parece que todos se querem é endireitar a si próprios! Falta-lhes o calo que a vida dá perante as dificuldades, falta-lhes honestidade, falta-lhes humildade, falta-lhes ouvir os cidadãos.  

Sabe, na Assembleia devia haver cidadãos com direito a serem ouvidos. Pesca, 5 pescadores com provas dadas de honestidade, não daqueles que oferecem robalos. Agricultura, 5 agricultores de vários pontos do País e assim sucessivamente. Porquê? Porque esses é que têm os calos nas mãos do trabalho, sabem do que falam, do que precisam, não são Deputados.

E o que tem o Clio Sr. Assis? Eu que ainda achava que tinha alguma honestidade e talvez nos pudesse ajudar a sair desta… Comigo arrumou, o seu assento tem que ser mais bem tratado e nós precisamos de austeridade. Portanto deixou de contar, eventualmente com o meu voto.

Sabe o que eu acho, não deviam andar em coisa nenhuma. Vão trabalhar para a Assembleia, para a Câmara? Vão de transportes públicos, usem os seus carros e quando for preciso representação governamental aluguem!

E todos os carros do Estado que fossem absolutamente necessários aos Serviços deviam estar devidamente identificados porque são todos do Zé Povinho que paga os seus impostos.

Não estão sempre a fazer comparações com os outros Estados Europeus? A Suécia é um exemplo...

E os contratos de leasing também são muito interessantes, não são? Só quem não os conhece é que não sabe como é.

E muito mais haveria para dizer...

É tempo de fazer outro 15 de Setembro, sem violência e com dignidade.

Precisamos de quem nos governe e saiba corresponder aquilo que foi aquele dia que ficará para sempre na minha memória.



PS.: Imagem retirada da Internet                                        

2 comentários:

Fatima V. Abrantes disse...

Querida Virgínia,

Como até a conheço sei que o q diz corresponde exactamente ao q pensa e faz. Tem MORAL para falar!
Mas valerá a pena estar a dar umas "dicas" tão valiosas a uns srs. arrogantes? Eles nem sequer sabem adaptar os bons ex.q conhecem lá de fora! Aprendam com a Islândia (ajustado ao Povo e necessidades dos Portugueses)!
Deixe para si e para ocasião própria (quiçá, talvez um dia ... venha a ser útil!).

Aplaudirei, então, se eu ainda cá estiver e ... se precisar de algo q eupossa ajudar, conte comigo para o q entender (seguirei os seus passos --> não quero recompensa, basta-me ser útil, como a Virgínia está a ser agora!

Um forte abraço

Fatima V. Abr.


Fatima V.Abr. disse...

Querida Virgínia,

Como até a conheço sei que o q diz corresponde exactamente ao q pensa e faz. Tem MORAL para falar!
Mas valerá a pena estar a dar umas "dicas" tão valiosas a uns srs. arrogantes? Eles nem sequer sabem adaptar os bons ex.q conhecem lá de fora! Aprendam com a Islândia (ajustado ao Povo e necessidades dos Portugueses)!
Deixe para si e para ocasião própria (quiçá, talvez um dia ... venha a ser útil!).

Aplaudirei, então, se eu ainda cá estiver e ... se precisar de algo q eupossa ajudar, conte comigo para o q entender (seguirei os seus passos --> não quero recompensa, basta-me ser útil, como a Virgínia está a ser agora!

Um forte abraço

Fatima V. Abr.