domingo, 18 de novembro de 2012

Dias Dificeis ou um Amigo Especial




Dr. Miguel Peres Alves
                    
1 de Julho de 1940 - 18 de Novembro de 2008 
 
Corria o dia 13 de Junho de 1976 quando o conheci. O local e o momento não podia ser pior. Instituto Português de Oncologia em Lisboa. Lá fora ouviam-se os foguetes, sinais de festas populares. Ali dentro havia silêncio. Um silêncio que cheirava a morte. Olhei lá para fora através dos vidros da janela e as lágrimas correram-me pela cara. Tinha medo. Subitamente alguém me pôs a mão no ombro e me perguntou o que andava a ler. O livro estava abandonado em cima da cama. "A Mulher que Deus me Deu", de Hall Caine, respondi num sussurro procurando esconder as lágrimas.
Isso não vai ser nada,vai sair daqui bem. Tenho uns alunos que gostava que a observassem, pode ser?
E foi assim que tudo começou. Aos poucos um médico transformou-se num grande Amigo. Realmente ele tinha razão, não era nada mas teve uma paciência infinita para ouvir as minhas dúvidas, os meus receios e ajudar-me com todos os problemas que surgiram com os meus familiares mais queridos e os Amigos.
Andava há muito tempo para o visitar. Queria saber como ele estava, como estava a Ana, contar-lhe que o meu filho se tornara enfermeiro. Levei demasiado tempo, pensando sempre que ia importunar quem tinha tanta gente para socorrer. Partiu inesperadamente. Confesso que chorei. Perdi um Amigo. Não devemos nunca deixar para amanhã o que queremos fazer hoje. Eu já devia saber isso. 
 
Hoje lembrei-me que faz anos que partiu e da falta que ainda me faz...
Como ele ficaria feliz ao saber que a Ana já lhe deu um neto e uma neta...
Verdade é que hoje eu olhei o Céu procurando a estrela em que se transformou e pareceu-me mais brilhante. 

Mandei-lhe um beijo, acho que já lá chegou!

4 comentários:

Anónimo disse...

que cheirinho a alecrim ...
uma historia linda, como todas as que Ele teve a possibilidade de realizar..uma alma enoooorme
beijinhos, Lina

José Catalo disse...

GOSTEI DE LER.

Anónimo disse...

O Dr. Miguel Peres Alves mudou a minha vida e a forma de sentir. Mais do que o meu médico senologista, foi um Amigo que nunca esqueço. Hoje sonhei com ele e vim procurar alguma memória que o trouxesse de volta. Fico feliz por saber que a Ana lhe deu já dois netos. Aquela fotografia da Ana que ele tinha no consultório, nunca vou esquecer. Nem vou esquecer a calma, o universo estético da secretária, com as canetas Montblanc arrumadas criteriosamente ao lado do bloco. Tenho ainda as prescrições e uma nota que me escreveu quando me operou, as palavras lindas que me escreveu e nunca vou esquecer. Está tudo guardado no meu coração. O choque que tive quando o Dr. Passos Angelo me contou o que lhe tinha sucedido, não quis acreditar...foi muito triste e repentino. Era um Homem brilhante, uma alma linda, um Ser de Luz. Estará sempre comigo, e um dia vamos reencontrar-nos. E sorrir: Vai correr tudo bem Fernanda! .....

Maria Virgínia Machado disse...

O Dr. Miguel Peres Alves mudou muitas vidas. Mudou-as para melhor e nunca será esquecido enquanto vivermos. A Ana deu-lhe um casal de gémeos. Infelizmente a Francisca faleceu pouco depois do seu nascimento e decerto está com o seu avô. O Miguel Maria cresce feliz.
O Dr. Peres Alves está bem e um dia voltaremos a vê-lo. Que continue tudo bem Fernanda.