sábado, 13 de julho de 2013

Sotãos, lugares de magia…








Os sótãos são sempre um lugar mágico. Com mais pó, menos pó ou teias de aranha nada lhes tira a magia!

Quem não tem uma moradia e mora num apartamento acaba quase sempre por ter uma arrecadação que aos poucos é igualzinha aos sótãos!

Eu também tenho uma. Passo anos sem lá ir, até que começo a sentir uma enorme vontade de ir lá descobrir as velharias e pôr ordem naquilo tudo. Arranjo uns sacos de plástico preto e começo a despachar. Claro que se as coisas estão lá há anos é porque não me fazem falta nenhuma e não são mais que lixo.

No lixo descobri, desta vez, coisas da década de 60. Cartas, cartas cor- de- rosa que são sempre tolas.

Naquela altura era uso e costume as raparigas e os rapazes corresponderem-se com jovens de outras nacionalidades o que, de certo modo, contribuía para o desenvolvimento das línguas estrangeiras e conhecimento de outras mentalidades e formas de vida.

Eu, não podia ser excepção. Já não me lembro bem quantos correspondentes de ambos os sexos tive mas franceses e brasileiros seguramente. Desses pelo menos lembro-me.

E lembro-me de um em particular, brasileiro que no dia 16 de Julho, faria ou faz, 73 anos e chamava-se Fernando Dantas Cortês.  

Claro que reli todas as cartas, o rapaz era engenheiro, construía estradas ao longo do Brasil e mandava-me histórias de todas as regiões, postais e fotos.

Nove anos de diferença é qualquer coisa naquela idade em que eu ainda completava os meus estudos. As cartas deliciavam-me, mais ainda porque eram elogiadas e começaram a falar de amor.

Claro que, antes disso muito se falou de Amizade. O que era, como devia ser, como nos dava desilusões de vez em quando.

Ao reler aquilo lembrei-me como ainda hoje a Amizade nos prega umas boas desilusões embora se tenham passado mais de quarenta anos. Inevitavelmente nem a idade nos poupa a essas coisas.

Note-se bem que as cartas se mantiveram por anos. A ascendência longínqua do sujeito era Portuguesa. Um ascendente longínquo tinha ido de Portugal para o Nordeste Brasileiro e aí formou família ficando o local a ser conhecido por Carnaúba dos Dantas, que ainda hoje existe e já não é apenas um localzinho perdido no Nordeste Brasileiro.

Jovens, como eu naquela altura, eram ainda pessoas com a personalidade em crescimento, se bem que nada seja comparável aos dias de hoje, em que comparativamente não passam de crianças brincando com playstations.

Não sei que lhe disse que ele um belo dia zangou-se comigo a sério e disse que nunca mais me escrevia. Se melhor o disse, melhor o fez, e as minhas cartas seguintes vieram pura e simplesmente devolvidas.

Estivesse eu na era dos computadores, teria certamente cópia do que tinha escrito e hoje, maduramente, poderia entender porque tal aconteceu. Assim fiquei sempre com a dúvida e sem a explicação. É que esta coisa de língua portuguesa e língua brasileira não é bem a mesma coisa e por isso se cometem lapsos sem saber o porquê.

Ainda hoje eu gostava de entender o que se passou e o caso me vem à ideia. E que gostava de saber o que foi a sua vida, ai isso eu também gostava!

Como já disse, reli as cartas todas, achei graça a alguns factos, e encontrei um poema que entendi não destruir e transpô-lo por aqui.

Afinal, ele foi uma pessoa que contribuiu para a minha formação e crescimento como pessoa e eu não me esqueci dele, o que significa que pelo menos eu tinha ali um Amigo e os Amigos não se separam nunca. Nem a distância, nem o Universo se for o caso.



As duas sombras

Na encruzilhada silenciosa do Destino,
Quando as estrelas se multiplicam,
Duas sombras errantes se encontram .

A primeira falou : - Nasci de um beijo.
De luz, sou força, vida, alma, esplendor.
Toda a ânsia do Universo...Eu sou o Amor.
O mundo sinto exâmine a meus pés...
Sou Delírio...Loucura...E tu, quem és?

Eu nasci de uma lágrima. Sou flama.
Do teu incêndio que devora...
Vivo, dos olhos tristes de quem ama,
Para os olhos nevoentos de quem chora.

Dizem que ao mundo vim para ser boa.
Para dar do meu sangue a quem queira.
Sou a saudade, a tua companheira
Que punge, que consola e que perdoa...

Na encruzilhada silenciosa do Destino
As duas sombras se abraçaram.
E desde então, nunca mais se
separaram.


Poema de Olegário Mariano

1 comentário:

andrade da silva disse...

Vive-se no presente, para o Futuro, mas é bom, recordar o passado,faço-o muitas vezes,até porque tenho o hábito de escrever sobre o que me/nos vai acontecendo, e tenho recortes da imprensa.
Nestas idas descobri o que Egas Moniz dizia dos jovens da orpheu- loucos de manicómio, ao que Fernando Pessoa respondia -Egas Moniz é o conselheiro Acácio da neurologia Nacional -e talvez fosse e talvez devesse perder o prémio Nobel. O que terá feito a Raul Proença?
coisas...

abraço
asilva