quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Centro Nacional de Pensões e as motas...




Hoje esta história das pensões, dos cortes, da pressão sobre o Tribunal Constitucional deu-me a volta a cabeça e resolvi pôr a minha  bilis toda cá para fora. Resultado, uma carta para o Sr. Ministro Mota Soares. A foto da mota (tirada da net) não vai, para ele não ter ideias, que os tempos são de austeridade! Sempre ouvi dizer que os exemplos devem vir de cima!

A carta segue amanhã para o Correio. 


                   




Exmo. Sr. Ministro Mota Soares
Ministério da Solidariedade, Emprego e Segurança Social
Praça de Londres, 2 
1000-190 LISBOA


Lisboa, 29 de Novembro de 2013



Beneficiário nº XXXXXXX do Centro Nacional de Pensões





Exmo. Senhor Ministro



Desde o início deste ano que o valor que recebo da minha reforma é sempre uma incógnita.


Sempre trabalhei no sector privado, na verdade já nem sei bem, uma vez que ainda fiz parte dos Quadros de uma Seguradora que agora pertence ao Estado. A minha reforma é no entanto paga pelo Centro Nacional de Pensões.


Saiba V. Exa. que trabalhei 44 anos, reformei-me com 63 anos sem qualquer penalização a não ser o célebre factor de sustentabilidade. Sorte minha porque hoje já não seria assim uma vez que V. Exa. e os seus Colegas Ministros entendem que é preciso trabalhar até mais tarde e eu ainda por cima faço anos em Janeiro o que iria complicar a questão.


Fique descansado que não lhe venho pedir nenhum subsídio, nenhuma benesse, porque já sei a sua resposta: a Segurança Social não é sustentável! Eu discordo, obviamente, porque sei o que tem sido feito com o meu dinheiro e o da minha entidade patronal. Depois, estou de acordo com uma coisa, há realmente pessoas que não descontaram para as reformas que recebem mas essas estão no seu seio e não no meio dos meus.


Mas sabe, há uma coisa que me irrita muito e acho que é uma grande falta de consideração que V. Exa. tem para comigo e todos os que pertencem ao Centro Nacional de Pensões.


V.Exa. recebe um recibo de vencimento, não recebe? Todos os Funcionários Públicos recebem um recibo de vencimento, então pergunto-lhe porque é que eu não tenho o mesmo direito?


Já escrevi ao Centro Nacional de Pensões mas a resposta vinha de uma maneira que não é de certeza para se perceber e olhe que eu não sou burra.


Ora bem assim sendo, eu não sei o que me está a ser pago o que está a ser descontado, que IRS me está a ser aplicado, etc…


Ou seja, tenho o presente incerto dependente de um extracto bancário e um futuro muito incerto porque não sei se quando chegar a altura de fazer o IRS (vai ser preciso, não vai?) V.Exas. não me levam aquilo que eu não tenho.


Sabe, a minha ideia era ver se podia fazer umas poupançazitas para quando chegar esse terrível momento.

Para isso era preciso eu ter uma ideia, um recibo mesmo em papel reciclado, papel baratinho será que o Sr. Ministro não pode pedir lá ao Centro Nacional de Pensões que nos façam essa gentileza?
Sabe eu pertenço aquela geração dos poupadinhos que nunca gastaram mais que a conta, deram um curso superior aos filhos para agora termos a geração mais bem preparada de sempre… mas enfim isso já era outra conversa e o que eu quero é o recibozito… 
Faça lá esse favor Sr. Ministro, acredite que lhe fico muito grata!

Sim, eu sei que era preferível eu morrer rápido para não terem que me pagar mais nada mas eu sou muito cuidadosa com a minha saúde, a atravessar a rua, até ando mais de transportes públicos porque andam por aí muitos doidos na estrada. Tenha também cuidado quando anda de mota e não naqueles nossos carros bonitos de alta cilindrada e entre tantos motoristas escolha um que respeite os sinais, as velocidades, essas coisas, que o Sr. Ministro ainda é muito novo e ainda tem muito tempo até chegar à reforma. Isto digo eu!...


Com os meus sinceros cumprimentos,

                                                  Atentamente 




                        


2 comentários:

Anónimo disse...

Cara Maria Virgínia, se isto é bílis, vou ali e venho já. Muito bem. Saiba também que vou disponibilizar aos reformados do CNP um ficheirinho em Excel, com todas as permissões de edição, para que possam calcular, aproximadamente o 14º mês que aí vem, no próximo dia 10, amputado de braços, pernas, cabelo, dentes e mais coisas que eu não sei, para as férias...do ano que vem. Sim, porque para 2013, já não vem a tempo. Ah, e incumpriram o Acórdão do TC 187/2013, gozando com o pagode, que somos todos nós. Queira um recibo? Faz parte da malvadez sonegarem informação, para nos manterem supostamente estúpidos e permeáveis a boataria. Assim nos tentam enfraquecer. Vamos continuar a lutar.

Manuel Torres da Silva disse...

Cara Maria Virgínia, se isto é bílis, vou ali e venho já. Muito bem. Saiba também que vou disponibilizar aos reformados do CNP um ficheirinho em Excel, com todas as permissões de edição, para que possam calcular, aproximadamente o 14º mês que aí vem, no próximo dia 10, amputado de braços, pernas, cabelo, dentes e mais coisas que eu não sei, para as férias...do ano que vem. Sim, porque para 2013, já não vem a tempo. Ah, e incumpriram o Acórdão do TC 187/2013, gozando com o pagode, que somos todos nós. Queira um recibo? Faz parte da malvadez sonegarem informação, para nos manterem supostamente estúpidos e permeáveis a boataria. Assim nos tentam enfraquecer. Vamos continuar a lutar.