domingo, 13 de fevereiro de 2011

São rosas Senhor, são rosas!

Quando se dirigia ao Mosteiro de Santa Clara Dona Isabel de Aragão casada com o rei D. Dinis, conseguiu quando interpelada por este, o milagre de transformar em rosas a prata e o ouro que levava no seu manto para dar aos pobres.

Era Janeiro, como poderia haver rosas em Janeiro? Só mesmo com um milagre por isso passou a ser conhecida como a Rainha Santa Isabel!

D. Isabel nasceu em Saragoça ou Barcelona entre 1269 e 1270 e faleceu em Estremoz a 4 de Julho de 1336, vitima da peste, estando enterrada no mosteiro de Santa Clara em Coimbra.

Mandou construir o Hospital de Coimbra, o de Santarém e o de Leiria. Nesta cidade fundou, também, um recolhimento para mulheres e ainda uma albergaria em Odivelas.

Mera coincidência, ou talvez não, D. Dinis faleceu a 7 de Janeiro de 1325.

Janeiro é o primeiro mês do ano, frio e chuvoso, meteorologicamente falando, mas se isso se suporta com mais uma camisola e um chapéu-de-chuva, este ano foi também o mês em que os nossos impostos subiram e os vencimentos desceram.

Todos, com excepção dos ricos, sentem na pele um frio que não se sabe quando termina!

Que falta nos faz agora a rainha Santa Isabel para fazer um milagre contrário ao que contribuiu para a sua canonização em 1625!

Conseguiria ela transformar em prata e ouro o molho de rosas que todos nós, de boa vontade, colocaríamos no seu regaço?

Aqui deixo as minhas!

Sem comentários: